VOCÊ PRECISA DE UM FUNIL DE VENDA!





Antigamente bastava uma grande empresa postar uma foto do seu produto em um jornal para aumentar as vendas, infelizmente hoje já não é bem assim. Sim as grandes marcas continuam com essa estratégia de estar sempre na “cabeça” das pessoas, mas esse é um investimento muito alto para alguém que está começando ou uma pequena empresa. FUNIL DE VENDAS Para ter sustentabilidade você precisa de um FUNIL DE VENDAS, que nada mais é do que criar um relacionamento com o seu futuro cliente antes de querer vender algo para ele… í mora o problema pois vejo pequenas empresas tentando seguir essa estratégia, onde criam um anúncio online e acabam enviando o cliente direto para a página de vendas ou até um afiliado mandando direto para a página de pagamento de um produto. Também vejo empresas de nichos bem específicos e de alta necessidade como desentupidora, distribuindo panfletos no semáforo, ao invés de criar uma campanha no Google, para quando alguém no desespero procurar uma desentupidora digitando no Google ela seja a primeira a aparecer. Não digo que essas estratégias não dão resultado, mas elas não são sustentáveis ao longo do tempo. FUNIL DE VENDAS Para ter essa sustentabilidade você precisa de um FUNIL DE VENDAS, que nada mais é do que criar um relacionamento com o seu futuro cliente antes de querer vender algo para ele… Com um funil de vendas primeiro você ATRAI o seu futuro cliente com um anúncio pago, sempre oferecendo um conteúdo de qualidade, um artigo um ebook ou até mesmo um vídeo. E com isso ou pedir para que ele se cadastre para receber mais informações sobre o conteúdo ou peça primeiro para ele fornecer o e-mail para que você envie o material que ele demonstrou interesse por e-mail. Com isso mesmo que o Futuro Cliente (Vamos Chama-lo de LEAD a partir de agora), não esteja no momento da compra você não perder o dinheiro investido para atrair ele, pois você agora tem o contato dele e pode falar com sem precisar investir novamente. Agora que você tem o e-mail dele é hora de ENGAJAR o seu LEAD com conteúdos, educando ele sobre o seu produto e mostrando um problema que ele possivelmente ainda não tenha percebido. Isso gera valor e ativas os famosos Gatilhos Mentais, nesse caso o da reciprocidade. Logo chegará o momento que oferecer o seu produto para o LEAD, e mesmo que ainda não seja o momento de compra dele você o coloca em uma lista para enviar um conteúdo semanal para ele assim permanecendo na “cabeça” dele de uma forma muito mais em conta financeiramente. E no futuro pode oferecer outros produtos relacionados ou algum lançamento de um novo produto ou oferta sua. Esse funil de vendas se aplica a qualquer nicho. RESUMO DE UM FUNIL DE VENDAS Um resumo de como é um funil de vendas: O LEAD comprando ou não você irá continuar mantendo um relacionamento assim maximizando o seu primeiro investimento. Para implementar esse Funil De Vendas, você precisa de: Anuncio no Facebook ou outra fonte Página de Oferta Captura de e-mail Página de confirmação de e-mail Página de Obrigado Sequência de e-mail O anúncio é a parte de atrair o seu Lead de uma Rede Social ou através de anúncios no Google Adwords. Ao clicar o seu provável LEAD é direcionado para a sua página de Oferta onde se a oferta for de interesse dele ele irá te fornecer o e-mail para receber a oferta. Após isso ele é redirecionado para uma página de Confirmação de e-mail, essa página serve para informar o cliente que ele precisa confirmar o cadastro do e-mail acessando a caixa de entrada do provedor dele e clicando no link que você enviou para que ele receba a oferta. Isso filtra aqueles que digitaram o e-mail incorretamente e também os espertinhos que colocam tipo “nao@ nao.com.br”, isso serve por dois grandes motivos: Primeiro que filtra os realmente interessados pois eles vão te passar o e-mail real. Segundo melhora sua taxa de entrega dos e-mails uma vez que você só mandará e-mails para contas válidas, sem esse filtro seu auto responder pode enviar e-mails para contas invalidas e também enviar e-mail para armadilhas dos servidores de e-mails, todos essas colocam seu e-mail na lista de Spam aí sua ação de marketing não terá resultado. (Enviar e-mail é uma arte, desde criar um título chamativo a evitar certas palavras para não ser tratado com SPAM, isso dá um artigo inteiro e fica pra uma próxima.) Confirmando o e-mail o seu LEAD recebe a promessa da oferta na página de obrigado, a partir daí é trabalhar o relacionamento para aumentar as conversões em vendas. E em um funil de vendas você pode e deve analisar as estatisticas em todos os pontos do funil como: Porcentagem de clientes que clicam no anuncio em relação as visualizações Porcentagem dos clientes que visitam sua página e cadastram o e-mail Porcentagem das pessoas que se cadastram e confirmam o e-mail Porcentagem das pessoas que se cadastram e compram seu produto. Você já está aí imaginando que é caríssimo tudo isso e precisa contratar alguém para fazer para você. Digo que não você não precisa dependendo do seu nicho isso já está pronto para você, e mesmo que precise criar existem ferramentas para te ajudar a criar toda essa estrutura.



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